Além do óbvio

Uma visão independente, imparcial e inteligente dos fatos.


Estava lendo ontem uma revista e no fim de uma matéria me deparei com uma propaganda e era da Record e tinha a seguinte chamada " A Record está em alta como nunca", o que nos faz pensar no comportamento empreendedor da Record .

Sinceramente não sou um fã de carteirinha da Record, acho que sua postura ética deixa muito a desejar mas administrativamente a Record está dando um banho de planejamento, Organização e Controle o famoso, mas esquecido por muitas empresas: PODC.

Na matéria estava bem claro o objetivo da Record que é: "Ser a TV aberta preferida pelo publico".

A matéria ainda ressaltou os pontos fortes da emissora que são:

  1. Produzir 85 horas de produto nacional inédito
  2. Ter mais de 6.000 funcionários
  3. Ser a única emissora Brasileira presente em mais de 130 países
  4. Ter um jeito novo de escrever novelas
  5. O potencial do Recnov (Complexo com 8 estúdios em uma área de 200 mil m2

E ainda pontuou seus excelentes resultados no ultimo ano como o crescimento do faturamento de 44% em relação ao 1 semestre de 2007, além da exclusividade em transmissões esportivas como UEFA Euro 2008 e os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres.

Com um planejamento estratégico a Record saiu da modesta colocação aonde estava para brigar pela liderança, mesmo sendo um sonho um tanto quanto utópico, ela já fez um grande feito que foi desbancar o SBT que era a segunda emissora mais vista do pais.

Com investimento milionários na grade com a produção de novelas , seriados e talk shows – maior parte dele para não dizer todo , vindo da IURD ( Igreja Universal do Reino de Deus) - a Record realmente incomoda a globo em alguns momentos do dia, mas só incomoda ainda não tem fôlego para brigar afinal de contas a Record em uma tentativa de medir forçar com a Globo colocou seu principal produto , Os Mutantes, contra o principal produto da globo , a novela das 8. E deu o esperado Os Mutantes que atingiam picos de 24 pontos ( cada ponto corresponde a 55 mil televisores ligados) hoje fica na média dos 12 pontos enquanto a novela da Globo atinge média de 38 pontos, abaixo da media das novelas das 8 mas matem uma distância mais que considerável da Record.

Fora isso o bom planejamento e a ótima administração colocaram merecidamente a Record onde ela está hoje, uma administração dinâmica e ágil, afinal as medidas de contra ataque e de ajustes nos processos da Record não são demorados como os da outras emissoras como a Globo e o SBT, mas a Record começa a repetir os mesmo erros das concorrentes como instabilidade na programação e um excesso de autoconfiança o que pode arruinar todo o esforço que ela vem fazendo.

Mas como no mundo de negócios a concorrência pode até ficar inércia e obsoleta por um tempo mas não para sempre o SBT começa a reagir brigando pelo segundo lugar e essa concorrência acirrada das duas emissoras vai nos dar bons exemplos de estratégia de crescimento.

Texto: Rafael Lindo



1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto!
Parabéns!