Além do óbvio

Uma visão independente, imparcial e inteligente dos fatos.

Esse é um slogan de um dos maiores empresários do Brasil o Sr. Senor Abravanel, conhecido popularmente como Silvio Santos e com esse lema pretende esboçar uma reação contra a sua principal concorrente a Rede Record.


O SBT hoje é a terceira emissora em preferência do publico e se ocupa essa posição hoje é por causa dos graves erros de estratégia, de planejamento e principalmente de subestimação a sua concorrente a Rede Record, afinal o crescimento da Rede Record era tido dentro do SBT como passageiro, um modismo que logo passaria o que não aconteceu pois a Rede Record planejou seu crescimento (veja a matéria: http://rafaellindoadm.blogspot.com/2008/08/rede-record-um-fenmeno.html)


Mas o Silvio Santos idealizou finalmente um plano de ação, tardio, não tão bem estruturado afinal é um plano onde se tem ações a curto prazo e é sabido que ações a curto prazo têm um resultado imediato mas que não é duradouro como um planejamento a médio e longo prazo, mas para uma empresa que já vinha perdendo market share (participação no mercado) para a concorrente sem nenhuma reação, esse conjunto de ações é um começo.


O SBT tem grandes vantagens sobre a sua concorrente como um bom administrador que entende do seu nicho de negocio, uma boa imagem em relação com o publico – mesmo tendo certa instabilidade na sua grade de horários – um cast de artistas muito bom e programas e seriados que agradam ao publico e isso o torna uma alternativa a Rede Globo e Rede Record, ambas com produtos muito parecidos.


E nos últimos meses o SBT reagiu reprisando uma novela de grande sucesso " Pantanal" e ressuscitou programas conhecidos do grande publico como o tradicional Programa Silvio Santos e o Cinema em casa o que deu um novo fôlego ao SBT,veja a reação no ibope da média dia entre os dia 01 e 10 de agosto:


- SBT: 6,5 pontos
- Record: 6,4 pontos


*cada ponto equivale a 55 mil televisões ligadas


O SBT tem todos os fatores a seu favor e pasmem a sua principal ameaça não é a Rede Record e sim a sua falta de Visão, Objetivo, Metas e Planejamento, mas como o seu principal lema é saber administrar em crises, não se desesperar e tirar dos erros aprendizados o SBT começa a rever os seus processos. Afinal não foi por acaso que o Silvio Santos se tornou o que é hoje e é tão respeitado no mundo empresarial.

Texto: Rafael Lindo

0 comentários: