Além do óbvio

Uma visão independente, imparcial e inteligente dos fatos.

Com inúmeros escândalos de grampos telefônicos o corregedor-geral da República, Gilson Dipp, divulgou o primeiro balanço do número de telefones grampeados atualmente em todo o Brasil. São, ao total, 11.846 telefones monitorados. Desses, 5.997 foram autorizados pela justiça estadual e 5.689 pela justiça federal.

Esse número ainda vai aumentar. Dipp preferiu divulgar os dados em plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) antes de Alagoas, Tocantins, Paraíba, Mato Grosso, São Paulo fecharem os números.

- Os números são razoáveis. Desconhecemos a metodologia das 17 empresas de telefonia. Mas esses são os números legais. Não falo de grampos ilegais, isso fica com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal -, explicou Gilson Dipp.

O corregedor não quis cravar um número, mas também divulgou que os pedidos de interceptações telefônicas diminuíram quase 30% desde que o CNJ aprovou a Resolução 59, de setembro, que cria regras para monitorar os grampos. Entre elas, os tribunais de justiça devem entregar ao conselho, até o dia 10 de cada mês, o balanço de quantas autorizações estão em curso em cada região.

 

É essa aquela velha política de cada dia, estamos voltando aos tempos de faroeste onde tudo se pode a favor de benefícios próprios.

0 comentários: