Além do óbvio

Uma visão independente, imparcial e inteligente dos fatos.


O encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o colega da Bolívia, Evo Morales, nesta quinta-feira, a dez dias do plebiscito que ratificará ou não a nova Constituição boliviana, é interpretado por setores dos dois governos e da oposição boliviana como "apoio político" a Morales.

"Aqui entendemos que a visita de Lula ajuda o presidente Morales nesta hora", disse um assessor do Ministério boliviano.

"Não tenha dúvidas que é gesto de apoio político", disse uma fonte brasileira.

Pesquisas de opinião indicam que a proposta de Morales deverá sair vitoriosa nas urnas no referendo do dia 25, mas cartazes com "não" estão expostos em vários pontos de Santa Cruz de La Sierra, capital do departamento (estado) de Santa Cruz, e reduto da oposição a Morales.

O encontro desta quinta-feira entre Lula e Morales foi definido no ano passado, quando o presidente boliviano já liderava a campanha pelo "sim" à nova Constituição. (fonte: BBC)

Não me espanta em nada o Lula pensar em terceiro mandato, afinal está muito intimo de chefes de estado que são verdadeiros ditadores como Chavez e seu escudeiro Morales.

Essa proximidade é totalmente prejudicial ao Brasil, afinal o nosso presidente acaba por não querer entrar em conflito com outros presidentes ligados a Chavez e não se impõe em casos como a tomada das instalações da Petrobras e o calote dado ao BNDS.

É infelizmente parece que os interesses pessoais e politicos estão acima dos interesses do Brasil.


Texto: Rafael S. Lindo


0 comentários: